quinta-feira, setembro 13, 2007

ENTREVISTA - EVENTO ATUAL

Criada e idealizada por Cynthia Gallois e Mélaine Rouge, a empresa Evento Atual vem se destacando no universo dos eventos na cidade do Rio de Janeiro. A proposta da empresa é interessante e original, tendo vários tipos de planos, conceitos e não se limita apenas a casamentos, atuando em diversas áreas dos mais diferentes eventos sociais de nossa cidade. Em razão disso, pensei que seria bastante útil e interessante fazer uma entrevista com quem comanda a Evento Atual, Cynthia e Mélaine, duas jovens e simpáticas empreendedoras que me deram o prazer de conceder esta entrevista:

Adriana: Como surgiu a idéia e o desejo de abrir uma empresa para organizar casamentos, festas e outros eventos? Conte-nos como foi a preparação de vocês do momento da idéia inicial até a concretização final da empresa? Quais foram os principais obstáculos a serem superados?
.
Evento Atual: Nos conhecemos no orkut, numa comunidade de casamento, onde a troca de informações era imensa. Lá, vimos que o assunto não terminava nunca, assim como os questionamentos, dúvidas, idéias a respeito deste tema. Falávamos sobre o assunto casamento o dia todo e percebemos que muitas noivas gostavam de nossas idéias e opiniões, chegando por vezes a nos pedir conselhos e mencionar que havia grande identidade entre elas e nós. Aos poucos foi surgindo a idéia de montar uma empresa de cerimonial. A preparação para o ponta-pé inicial foi gradual. Primeiro tivemos que pensar num nome que fosse simples e interessante. Em seguida, passamos para a parte de propaganda visual, logomarca, esquema de cores, para o que contamos com a ajuda de uma profissional amiga. Queríamos uma coisa que fosse lembrada unindo nome, cor e forma. O passo seguinte foi montar o site, clean, de fácil navegação mas com as informações pertinentes e diretas para atingir o publico alvo. O site entrou no ar em novembro de 2005, após quase 5 meses de preparação, tempo este que aproveitamos para fazer cursos para aprofundarmos nosso conhecimento do tema. Houve obstáculos a superar, como por exemplo iniciar uma empresa sem grandes investimentos, entrar num mercado fechado sem apadrinhamentos...Mas a cada novo casamento estes obstáculos, que sempre existem, vão diminuindo, e vamos firmando nosso nome.
.

Adriana: Uma sociedade é por vezes algo tão complexo quanto um “casamento”. Como vocês dividem as tarefas? Em que aspectos vocês se complementam? Cada uma tem uma função específica durante a organização de um evento ou ambas fazem de tudo?
.
Evento Atual: Nós duas fazemos de tudo, mas uma complementa a outra também. Seja por e-mail ou telefone celular, depende de como nosso cliente faz o 1º contato, nós duas iniciamos o trabalho. Estamos continuamente em contato via msn ou skype durante o dia, e de noite nos encontramos pra acertar os detalhes de cada noiva. Discutir decoração, separar fotos de acordo com o que os noivos pediram e daí vão surgindo as idéias. Claro que cada uma tem seu ponto forte. Cynthia tem um poder de organização muito grande, e toda a parte de gerenciamento de contas e orçamentos fica quase que exclusivamente a cargo dela. Já eu, segundo minha sócia, assumo mais a parte de comunicação com o cliente, pois tenho facilidade para transmitir idéias e colocar as coisas de modo lógico, além de estar sempre em contato direto com as noivas.
.
Adriana: Observando o site de vocês, verifiquei que existe um certo diferencial na empresa de vocês em relação ao que a maioria dos cerimonialistas costumam fazer. Algo que achei muito interessante foi, entre outros, o serviço especial “Chez Vous”. Falem um pouco sobre do que se trata, como surgiu essa idéia e dos outros serviços que vocês oferecem:
.
Evento Atual: Quando montamos nossos planos, procuramos deixar o cliente com total liberdade na hora da contratação. Notamos que havia no mercado uma carência na oferta de serviços “isolados”. Ou seja, ou a noiva fechava pacote completo ou não fechava. Por isso nós criamos nossos planos separados. Nossos Serviços Tradicionais são compostos por 3 planos distintos, um para assessoria e planejamento, um para confirmação de presença e o outro para o cerimonial. Este último, por sua vez, foi dividido em dois, um para a cerimônia e outro para a recepção, pois nem sempre a noiva precisa de cerimonial completo, face aos pacotes oferecidos por algumas casas de festas. Achamos que este formato seria interessante e poderia agradar ao mercado, e, ao que parece, funcionou. Paralelamente aos Serviços Tradicionais, que todo cerimonialista oferece, decidimos que era necessário ter alternativas diferentes, inovadoras, como o serviço de organização de pequenos eventos como chás de panela, chá de lingerie, batisado, entre outros. Demos a este serviço o nome de Joie de Vivre, pois é sempre motivo de alegria esse tipo de reunião em petit comité. Reunimos na mesma empresa serviços costumeiramente prestados por terceiros, como o site dos noivos, por exemplo. Conforto para o cliente que não precisa buscar o serviço em outro local. Além disto, trouxemos de São Paulo as facilidades do Chez Vous: enquanto os noivos não chegam da lua-de-mel, cuidamos da organização do novo lar, arrumando armários, recebendo os presentes e fazendo as primeiras compras de supermercado. Achamos que estava faltando algo do gênero para proporcionar mais conforto aos noivos, que passam por momentos de stress antes do grande dia, sem falar no fato de que com o cotidiano agitado de hoje em dia, noivos trabalhando até mais tarde, eles não têm tempo para cuidar de certos detalhes. Certamente, se tivéssemos tido a oportunidade de contratar um serviço assim quando nos casamos, não teríamos hesitado.
Para isso contamos com equipe exclusiva.
.
Adriana: No que consiste o trabalho de um cerimonialista? Qual a importância de se ter esse tipo de profissional durante a organização de um casamento?
.

Evento Atual: Quando somos convidados de um evento como casamento, não notamos que existem certas regras de etiqueta para os noivos, certos detalhes que devem existir para que o casamento seja perfeito. Desde a entrada do cortejo, a posição das pessoas no altar, até a entrada no salão para a recepção, passando pela maneira de se cortar o bolo para ter sorte, tudo tem o cerimonialista por trás, orquestrando, como um maestro.Para que tudo saia em total harmonia e sem que pareça uma peça de teatro, estamos sempre atentas a todos os detalhes, desde a checagem da entrega dos docinhos até alça do vestido da convidada que se descostura. Temos tudo sempre a mão e a sensação que se tem é que os olhos do cerimonialista vêm tudo o que os convidados nunca percebem. A importância do cerimonialista é exatamente zelar para que tudo corra nos conformes, inclusive quando há imprevistos. Costumamos dizer que somos obrigadas a prever o imprevisível, evitando assim qualquer stress para os nossos clientes.
.
Adriana: Como se desenvolve o relacionamento de vocês desde o primeiro dia em que vocês são procuradas por uma noiva, até o grande dia? Como é feito o planejamento do evento?
.
: O relacionamento com a noiva começa com uma longa conversa, onde tentamos traçar um perfil do que será aquele casamento específico. O tipo de evento que estaremos elaborando, se mais formal, suntuoso ou mais despojado, tudo será basicamente definido na primeira conversa. Algumas coisas mudam, em razão de novidades oferecidas pelos profissionais do mercado, mas a essência do evento continua a mesma desde o primeiro contato, afinal, sonhos não mudam tanto assim. Normalmente nossos cientes já chegam com a data escolhida, igreja e salão já contratados. É a partir da data e locais definidos que montamos um cronograma para que em cada mês que antecede o evento a noiva possa fechar os detalhes sem atropelos, sem deixar tudo pra ultima hora, até para diluir os pagamentos em quantas vezes forem necessárias. Tentamos estabelecer datas, assim não stressa os noivos e nós não precisamos ter atropelos. Há ainda a questão orçamentária, que pesa imensamente na organização do casamento. Neste quesito buscamos ser as maiores aliadas das noivas, para encaixar o sonho dela ao orçamento disponível.
Evento Atual
.
Evento Atual: Trabalhar com noivas é muito interessante, pois de certa forma estamos realizando um sonho de menina. Só que estes sonhos carregam tensões, medos, inseguranças. Para lidar com isto, tentamos estar sempre presentes em todos os momentos, até domingo nossos clientes nos ligam para tirar dúvidas, perguntar opinião sobre tal item, e etc. Na verdade só desligamos nossos celulares, quando estamos dormindo...elas sempre contam com a gente para qualquer detalhe, até na cor da roupa da sogra...rs
.
Evento Atual: Essa é uma das maiores dificuldades de um cerimonialista, lidar com sonhos grandiosos e orçamentos curtos. Bolamos idéias diferentes, tentamos trocar ou mostrar alternativas que podem valorizar outros detalhes, as vezes abandonando determinada sugestão inicial da noiva. Muitas das vezes o sonho dela veio de um outro casamento, de uma revista, de um site, então tentar fazer com que o dela seja diferente, único, para não ter comparações até mesmo com os amigos e familiares é uma boa saída.Há no mercado uma enorme quantidade de profissionais para todos os itens. O usual é buscar sempre os mais conhecidos, mas isso não é garantia do melhor custo-benefício. Nós estamos continuamente descobrindo novos profissionais, ainda sem fama, mas com produtos excelentes, preços ótimos. E um item de suma importância: comprometimento.
.
Adriana: Qual costuma ser o maior stress ou dificuldade durante todo o processo?
.
Evento Atual: Sem pensar muito, é quando os noivos não cumprem os deadlines estabelecidos, pois a partir daí tudo fica mais complicado e a correria pode trazer surpresas desagradáveis.
.
Adriana: Qual a sensação que vocês sentem em serem as responsáveis pelo dia mais sonhado na vida de uma mulher?
.
Evento Atual: É o mais gratificante de todos os trabalhos, você poder trabalhar sua criatividade, transformando sonhos em realidade...ver a noiva entrar na igreja/salão com um sorriso no rosto, ver o semblante dos convidados deslumbrados com toda aquela atmosfera é maravilhoso. Emociona sempre. Afinal, nós também já fomos noivas! E no final da festa, colocar os noivos no carro, cansados mas felizes indo para a lua-de-mel é o mais legal de todo o trabalho....A responsabilidade é grande, mas um abraço dos noivos no meio da festa sempre compensa!
.
Adriana: Desde que vocês criaram a “Evento Atual”, qual foi a maior alegria ou gratificação que vocês tiveram?
.
Evento Atual: Alegrias temos em todos os eventos, parece haver uma aura de alegria que contagia a todos os presentes. Mas receber o e-mail das noivas com um depoimento, elogiando nosso trabalho é o mais gratificante de tudo. Sempre que elas voltam da lua-de-mel, elas lembram de nos agradecer....Inclusive algumas noivas hoje tornaram-se amigas, saímos as vezes pra bater-papo, almoçar, é muito bom ter menos um cliente e mais um amigo.




Contato Evento Atual: http://www.eventoatual.com/




.
Adriana: Como lidar com as dificuldades orçamentárias de quem lhes contrata e ainda assim conseguir organizar um lindo casamento?
.
Adriana: Muitas vezes, a cerimonialista acaba virando uma espécie de “fada-madrinha” da noiva, aquela pessoa que vai ajudá-la a resolver todas as dúvidas, problemas, tensões e angústias. Como costuma se dar essa relação noiva-cerimonialista? Vocês acabam meio que virando psicólogas em certos momentos?

22 comentários:

Anônimo disse...

Oi Adriana
Obrigada pela publicação da entrevista em seu blog...
Vc é muito fofa!!
Bjs

Anônimo disse...

A proposta da empresa é muito interesante. Achei tudo muito bem organizado. E o site é nota 10! Eu já contratei uma cerimonialista, mas fica aí a dica para as que ainda não tem.

Anônimo disse...

Eu adorei o lance de arrumar a casa dos noivos enquanto eles estão em lua de mel. Já pensou que maravilha! Vc voltar e encontrar tudo arrumadinho?

Anônimo disse...

CYNTHIA É MINHA AMIGA HA 8 ANOS, JA FOI MINHA CHEFE, E SEI DA SUA ORGANIZAÇÃO E DEDICAÇÃO. PARABÉNS AMIGA E SUCESSO, FELICIDADES NA SUA EMPRESA E NAS SUAS CONQUISTAS, PARABÉNS POR ESSE BELO TRABALHO DE TORNAR REALIDADE SONHOS QUASE IMPOSSIVEIS. SUCESSO SEMPRE!!! BJOS, MARISTELA, BRASILIA!!!

Anônimo disse...

Cynthia é minha amiga há 8 anos e sei de sua dedicação, competencia e organização, foi minha chefe!!rsrsrs. Parabéns pela empresa, pelo sucesso e por esse trabalho lindo de tornar realidade sonhos quase impossiveis!!! Sucesso hoje e sempre. Bjos, Maristela, Brasília.

Anônimo disse...

Adoro quando tem entrevista!
Parabéns a meninas,

Anônimo disse...

Olá Adriana.

Venho acompanhando seu blog há tempos mas nuca postei, sei lá, acho que por timidês. Mas hoje resolvi postar depois dessa maravilhosa entrevista qe você fez com as meninas da Evento Atual. Quero parabenizar você pelo seu blog e elas pelo belo trabalho. Já tinha ouvido falarem muito bem delas e pelo que leio agora, penso que os elogios são mais que merecidos.
Beijinhos

Anônimo disse...

Ameeeeeeeeei a entrevista!!! Maravilhosa!!!! Parabéns meninas, sigam em frente que tenho certeza que vocês terão ainda muito sucesso pela frente!

Anônimo disse...

Andei olhando o site e como você falou, Adriana, a proposta me parece bastante interessante. A entrevista estava ótima.

Anônimo disse...

Adriana,
Parabéns pelo seu blog, sempre cheio de novidades e dicas super úteis para quem como eu, está começando a planejar o casamento. Adorei a entrevista, para mim foi super informativa e de muita utilidade. Beijos

Binha disse...

Dri, parabéns pela entrevista, e muito sucesso pra Cy e pra Mélaine.

Beijos, Binha.

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista. Já me falado muito bem delas e pelo conteúdo do que foi dito, parece que os elogios foram mais que justos.
Bjs

Anônimo disse...

gostei muito da entrevista. Tá aí mais uma boa dica deste blog que eu adoro.
Beijos

Anônimo disse...

É por entrevistas como essas que acho esse blog é de utilidade pública.
Beijos

Anônimo disse...

Querida Adriana, não viu me identificar porque muitas aqui me conhecem. Adoro a Cy e Mi, são garotas adoráveis e de uma competência maravilhosa. A entrevista ficou maravilhosa. Ao contrário de uma entrevista com uma certa mocréia, que só faz merda em todo casamento que organiza, que está se achando o máximo, pq apareceu em um programazinho de merda em uma emissora que ng assiste.

Sinceramente, não sei com ela não passou vergonha ao lado de tanta gente experiente. A mulher só abria a boca para falar besteira. Nem sei quantas vezes as palavras bacanas e "tipo assim" (isso é horrível, chega a doer os ouvidos) foram mencionadas. E vamos todos levantar as mãos para o céu e fazer uma oração de agradecimento, para os convidados não precisarem ter que escrever nada no programa. Para quem escreve cabeçinha (como o seu marido brilhantemente chamou a atenção. Aliás, outro dia fui procurar isso para mostrar para uma amiga e vocês acreditam que ela apagou? Um por um. Pelo menos serviu a aula de português, pois acho que as do Telecurso 2 grau não foram suficientes), nesse caso seriam necessárias 24 horas de programa, para ela terminar os garranchos dela.

Fiquei esperando, ela contar as ameaças gravíssimas que ela fez a você, mas é claro que ela não falou nada. Dri, na boa, vai na polícia. Lugar de marginal é na cadeia.

E o que é aquela aparência dela? A garota é muito feia. Eu teria vergonha de ter uma cerimonialista daquela recepcionando meus convidados.

Eu tive uma grande surpresa, ao ver na comunidade dela, uma suposta amiga sua, para quem você já fez até post em homenagem, dando calorosos parabéns para ela. Seu eu fosse vc abriria meus olhos. Não sei, se vc já viu ou não, mas se fosse comigo não consideraria essa pessoa amiga.

Cy e Mi, beijos, a entevista ficou maravilhosa.

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Meninas,
Por favor, vamos nos ater ao tópico da entrevista. A Cy e Mi foram tão gentis, não vamos perder nosso tempo falando de uma criminosa.

Anônima. Graças a Deus não vi a entrevista. Assim, como não leio a comunidade dessa garota (vamos dizer assim), há milênios. Desde queando ela fez o favor de me expulsar, então não li post algum. Agora, se alguma suposta amiga minha a apoiou, não posso fazer nada. Não posso proibir, as pessoas de falarem com ela. Não sei de quem se trata, mas se essa pessoa aprova todo o mal o que essa garota (hj estou uma lady) desejou, ameaçou a mim, a coitada da minha mãe e até a minha irmã falecida que nem pode se defender, com certeza, amiga minha não é. De qq forma não vou entrar naquele antro daquela comunidade, para saber quem foi.

E curtam um pouco mais a entrevista da Cy e da Mi, pq amanhã o post será muito legal.

Anônimo disse...

Parabenizo as meninas pelo trablaho, que tanto pela entrevista quanto dando uma olhada no site, me pareceram bastante interessantes.

Anônimo disse...

NOOOSAAA! Veneno é pouco para esse anônimo. Meu deus quanto ódio e recalque... Tentar colocar a menina contra as amigas. CRUZES...

Anônimo disse...

E eu só leio essas entrevistas depois de ter contratada a minha cerimonialista. O pior é que fiquei encantada com a proposta delas.

Anônimo disse...

Olá Dri!
Vim aqui para te agradecer pelo espaço que nos deu... não é todo dia que pinta uma oportunidade de expor nosso trabalho, ainda mais num blog conhecido, como o seu.
Os comentários que os visitantes deixaram foram ótimos, adorei!
Obrigada a você, que é uma fofa, e a todas que se dispuseram a conhecer um pouco mais da Evento Atual!

Um beijão! Mi

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Mélaine,
Eu é que tenho que agradecer a vc e a Cynthia. Obrigada, por ter respondido minhas perguntinhas. A idéia é ser um bate-papo, para que as noivas conheçam o trabalho d outros profissionais. Obrigada pela paciência!
Beijos

Anonimo - Ng jogou ng contra ng, aqui. Vamos focar na "entrevista" das meninas "peloamordedeus".

Anônimo disse...

Linkei vc lá no meu blog.
Que legal essa entrevista!!! Adorei.
Bjs da nova amiga bloggeira, Jana.