terça-feira, setembro 18, 2007

EU E MINHAS "HABILIDADES' CULINÁRIAS



Acho que já contei aqui, que sou um ZERO a esquerda na cozinha. Eu e o fogão temos um problema de relacionamento muito sério. E realmente, acho que o caso é grave, pois nem o livro Dona Benta deu jeito. Mas tem uma coisa que eu sei fazer e faz bastante sucesso. Tá, é verdade, é única coisa que sei fazer direito, mas já é alguma coisa. Quando eu e o Renato recebemos nossos convidados aqui em casa, gostamos de encomendar uma tábua de mini-sanduiches na Casa dos Sabores, comprar umas pastinhas bacanas, fazer uma cestinha de pães e torradas bonitinhas, essas coisas. Mas sempre faço uns canapés de cebola ao fornos que ficam muito bons. Faço várias travessas e não sobra um. O melhor é que é super simples de fazer. Vou postar a receita aqui porque acho que vale a pena, já que é tão simples de fazer. Só não me perguntem as quantidades, porque isso eu não sei, é de olho mesmo

CANAPÉS DE CEBOLA AO FORNO

INGREDIENTES:

2 pacotes de pão para canapé (aquele sem casca comprido, vende em qualquer padaria);

2 cebolas grandes ou 3 pequenas;
maionese (eu uso a light);
queijo ralado (pode ser de pacotinho mesmo);
mostarda e molho-inglês (só para tempero);
MODO DE FAZER:
Com uma xícara de café com a boca bem pequena, vá cortando o pão em rodelinhas pequenas. Ou se preferir, corte com uma faca em quadrados pequenos.
Pique a cebola em pedacinhos (pequenos mesmo. Eu uso o processador).
Em um copo de liquidificador ou em um copo de mixer, despeje a cebola. Aos poucos acrescente a maionese (aí é de olho. Não pod ser uma quantidade muito maior ou menor que a cebola). Acrescente o queijo ralado sem piedade, esse é o grande segredo, muito queijo ralado.
Bata no liquidificador ou no mixer, até você achar que a consistência está boa. Ponha um pouco de mostarda e de molho-inglês (pouco mesmo. É só para tempero) e misture com uma colher.
Coloque a pasta nas rodelas de pães (Eu uso aquele tubo de confeiteiro, é super barato e vem com vários bicos. Mas você pode usar também, aquelas embalagens para colocar catchup ou mostarda. Ou então, pegar uma colher de café e colocar em cima de uma por uma.
Em uma travessa untada, leve ao forno. Quando você ver que já estiver gratinando, retire.


Eu fico toda boba, cada vez que vem convidado aumento a quantidade e nunca sobra nenhum! Bom, de qualquer forma fica aí a dica de uma receita simples rápida e gostosa.
Ah! E para as que estão preocupadas com cheiro de cebola na mão, vai uma dica. Comprei um sabonete de alumínio próprio para lavar as mãos após mexer com cebola, que dá uma bela melhorada.

14 comentários:

Anônimo disse...

Adriana, vc não imagina o qto adoro isso! Toda festa infantil que vou, como tanto, tanto,tanto, que acabo passando mal depois. Vou tentar fazer hj mesmo!

Anônimo disse...

Hummm... Bateu uma fominha.

Anônimo disse...

Vc sabia que eu te pedir essa receita?!?!?! Sempre leio aqui no blog e fico com água na boca!!!!

bjs
Bia

Anônimo disse...

Vou fazer domingo e venho aqui dizer se realmente é bom heim....rs
Bjs

Anônimo disse...

E A SENHORA SO ESCONDENDO O JOGO. DIZENDO QUE NÃO SABE FAZE NADA, COISA E TAL. O PROBLEMA É QUE AGORA TODO MUNDO VAI TESTAR ESSA RECEITA, SE DER ERRADO, JA VIU.

Catarina Chagas disse...

Ah, Dri, que orgulho!
Vou fazer e depois te conto!
Também adoro canapé de cebola, acho que é uma unanimidade.

Beijos

Renata Rainho disse...

Sabe que eu estou me virando bem agora na cozinha, acho que fiz um pouco de pazes com ela rs

Anônimo disse...

Oi Dri!

Que bom que vc postou essa receita, já estava curiosa de tanto que vc falou dela! Vou testar!

Aliás, sabe o que seria legal? Todo mundo trocar email com receitinhas, né?

Um beijo, Mi

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Cata,
Vamos fazer melhor. Vc e o Rafael estão convidados para provar os canapés feitos por mim. Assim vocês dois conhecem meu ap. E tem a prova de que eu seu fazer alguma coisa na cozinha.
Beijos

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Mi,
Acho a idéia ótima! Mas acho que não vou poder colaborar muito (rsrsrs).
Beijos

Anônimo disse...

Finalmente vc postou a famosa receita!

Anônimo disse...

Eu testei! Ficou maravilhoso, uma delícia. Meu pai e minha mãe devoraram tudo.

E o melhor; não é que o tal sabonete de alumínio funciona?

Anônimo disse...

Onde compro esse sabonete? Outro dia cortei alho e fiquei com os dedos cheirando a alho dois dias seguidos, um pavor!

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Izabel - que legal que deu certo com vc!!!! Não é muito bom?

Mi - esses sabonetes você encontra em qq bazar destes de rua. Comprei o meu em um bazar no Leblon, chamado Bazar Donai. Assim, milagre não existe, o cheiro não sai completamente, mas dá uma bela aliviada.