sexta-feira, setembro 28, 2007

XANADU






Vasculhando as comunidades de uma amiga minha no Orkut descobri uma comunidade sobre este filme.


Xanadu é um filme, do gênero musical, sobre um jovem pintor, inspirado por uma musa à abrir, junto com um empresário aposentado, a boate-disco que dá título ao filme.


Dirigido por Robert Greenwald, estrelado por Olivia Newton- John (que não me apereça ninguém me perguntando quem é Olivia- Newton John. Eu juro que quem me perguntar uma heresia destas apanha!), Gene Kelly (em sua última atuação no cinema. Coitado, não merecia este fim.) e Michael Beck(quem???????).


Xanadu teve sua pré-produção iniciada com um musical para faturar na moda do Roller Disco, modalidade de patinação artística com musica disco, muito popular no final dos anos 70. Porém, outros estúdios se adiantaram e produziram filmes semelhantes. A partir daí, Xanadu começou a ser trabalhado como um filme que iria misturar elementos dos anos 40, como as Big Bands, com elementos dos anos 70 e 80, como patins e disco music. A partir daí, o elenco começou a ser formado.


Olivia Newton-John já era uma estrela devido ao sucesso estrondoso de Grease (em meados dos anos 70). Entre os projetos oferecidos a ela estava o de Xanadu. Ela aceitou, e a produção logo recebeu status, graças à fama de sua protagonista.O mesmo aconteceu com seu par romântico, Michael Beck (de quem nunca mais ouvi falar).


Logo após, os produtores contataram Gene Kelly para ser um dos protagonistas. Kelly, uma lenda do cinema musical, aceitou o papel pelo fato das locações serem perto de sua casa, e, assim, poderia trabalhar sem se afastar da família.


As filmagens começaram em meados de 1979. Porém, muitos problemas atingiram a equipe de produção: o principal deles era a falta de um roteiro pronto. Os roteiristas eram obrigados a reescrever cenas o tempo todo, o que afetou diretamente o trabalho dos atores, e a qualidade do filme. Outro problema foi o orçamento, antes modesto, e que acabou saindo do controle com a adição de grandes efeitos especiais, campanhas publicitárias excessivas (antes mesmo do término das filmagens) e a construção de um set que custou mais de $1 milhão.


Com o término das filmagens, começou-se um grande esquema publicitário, que envolveu desde programas especiais de Making-Off sendo exibidos na TV, até lojas vendendo roupas inspiradas nos figurinos do filme. Porém, o que mais divulgou o filme foi sua trilha sonora, um grande sucesso na época.


O filme foi lançado nos EUA em 1980. Nos EUA o filme foi um fracasso de bilheteria, mas obteve ótimos resultados em países como Austrália, Alemanha e Brasil, é claro.

Após o fracasso do filme, pouco se falou sobre ele, até nos meados dos anos 80, quando o filme ganhou o status de trash.


Essa longa introdução que eu fiz foi justamente para chegar neste ponto. Xanadu é um dos filmes mais bizarros que já vi e a té hoje sou apaixonada por ele apesar de saber que é horrível. Quando era pequena ficava fascinada pela Olívia Newton-John e suas irmãs musas ou deusas patinando por aqui. Eu tinha os meu patins e e me sentia a própria Olívia Newton-john, sabia todas as coreografias, música, usava roupas parecidas, achava o máximo!!!!! Tá, é verdade, não sou loura e nem tenho olhos claros. Mas e daí? Isso é apenas um detalhe.


Gente, Xanadu é tão Trash, ruim e fascinante ao mesmo tempo que sou incapaz de contar a história para vocês. Mas aluguem em DVD, é risada certa. Tenho pena do pobre do Gene Kelly que merecia um final de carreira mais digno.


Agora, para mim, o melhor do filme é a música tema. É muito ruim, mas se tocar em qualquer pista de dança, garanto que lota!


XANADU


A place where nobody dared to go ,
The love that we came to know
They call it Xanadu

And now, open your eyes and see,
What we have made is real
We are in Xanadu

A million lights are dancing and there you are, a shooting star
An everlasting world and you're here with me, eternally

Refrão:

Xanadu, Xanadu (now we are here) in Xanadu
Xanadu, Xanadu, (now we are here) in Xanadu

The love, the echoes of long ago,
We needed the world to know
They are in Xanadu

The dream that came through a million years
That lived on through all the tears, it came to Xanadu
A million lights are dancing and there you are, a shooting star
An everlasting world and you're here with me, eternally

Xanadu, Xanadu (now we are here) in Xanadu
Xanadu, Xanadu (now we are here) in Xanadu

Now that I'm here, now that you're near in Xanadu
Now that I'm here, now that you´re near in Xanadu, Xanaduuuuuuuuu

11 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho o MUCKE, um York que hj esta fazendo 5 meses. bjs

Renata Rainho disse...

Estes filmes são o máximo, inesqucíveis literalmente.

Na minha facul (eu fiz radio e tv não cinema) tinha um grupo que se reunia de sexta pra "sexta trash", eles sempre alugavam um filme deste tipo pra verem junto e comer pizza e tal. Era muito divertido.

E sinceramente a música é demais, talvez por isto o filme seja inesquecível.

bjo e um ótimo fim de semana

Anônimo disse...

Ai! Eu lembro deste filme. É pavoroso. Mas, Dri, acho que o Michael Beck era era famosinho na época, depois ele sumiu mesmo.
Eu tb era alucinada pela a Olivia, aquela cena onde ela e as irmãs, deusa, musas ou sei lá o que dela, saem daquele poster gigantesco e começam a patinar e a dançar, era tudo! Aquilo me fascinava.

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Quem quiser ouvir a música tema, a Cy colocou lá no meu orkut para mim. Ficou o máximo!!!! Corram lá e ouçam.

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Izabel - Eu amava essa cena quando cada uma delas saem do painel e depois todas juntas fazem coreogafia com seus patins.

Anônimo disse...

Olha só, eu não vi o filme, mas do jeito q vc descreveu me deu uma vontade louca de assistir...
E pra melhorar a situação ainda te mandei um presentinho no orkut....rs...ao menos a musica vc vai poder ouvir muitas vezes se quiser.
Bjokas

Anônimo disse...

Eu passei na locadora perto da minha casa e o fil tava alugado, acreditam? Eu não lembro disso não nem dessa moda de patinação. Mas, Dri, não precisa me matar, eu sei muito bem quem é Olivia Neton John(rs)

Anônimo disse...

Não lembro desse filme não. Mas tentarei alugar.

Anônimo disse...

Acho impossível não ter curiosidade em assistir. Principalmente após as cenas que vc postou. Vou ver se na minha locadora tem.

Anônimo disse...

Essa música foi um febre.

Anônimo disse...

poxa vlw mesmo esse site me ajudo numa redação ..

brigadãoo!!
...
fuiii ...