segunda-feira, dezembro 29, 2008

PRIMEIRA IDA AO PEDIATRA

Na terça (23/12), Beatriz foi ao consultório do pediatra, até então, ele só a tinha examinado na São José. Foi a primeira saída dela desde que ela teve alta da maternidade. A consulta foi ótima! Ela já ultrapassou o peso com que nasceu e passou com louvor no exame clínico. Vacinas ela já tomou duas; hepatite e BCG. Um laboratório veio aqui quando ela tinha menos de uma semana. Nesse mesmo dia, ela fez o teste do pezinho. Minha pequeno levou 3 furadas. É claro que eu deu para o pai segurar, mas quando ouvi o choro dela, chorei junto. Na maternidade, já tinha feito o teste da orelhinha, e o resultado foi ótimo. No consultório, o médico fez um teste no olho e correu sem problemas.
.
Ele me deu algumas orientações sobre a amamentação e outros assuntos. O banho tem que continuar a ser com água filtrada (e sabonete glicerinado) até ela completar 1 mês, aí sim, pode passar para água corrente ( com o umbiguinho dela já tinha caído, eu achei que ele mandaria parar com a água filtrada, mas não, tem que esperar mesmo). Ele passou um polivitaminico chamado Protovit que tem um cheiro horrível e uma cor horrorosa que mancha tudo. O melhor é dar antes do banho com o bebê peladinho. Achei que fosse ter problema para dar para ela, mas ela toma direitinho. Ele recomendou também um banho de sol por 10 minutos até as 9:30 da manhã (eu levo no play). Essa exposição solar é muito importante por causa da vitamina D. Parece que o leite materno não é muito rico em vitamina D, então o banho de sol ajuda suprir essa necessidade. E sem falar que dessa forma o bebê começa a ter noção do que é dia e noite. Ela voltará nele no dia 7/01 (pouco antes de completar 1 mês). Vamos ver o que ele diz.
.
Quando estava na maternidade, o pediatra me deu uma lista de coisa úteis para eu ter em casa. Achei super legal isso. Gostei da lista, pois dessa maneira podemos comprar tudo logo e quando precisarmos já temos em casa.Vou postar aqui:
termometro
álcool à 70% e gaze esterelizada(para o umbigo)
algodão
sabonete glicerinado
supositório de glicerina infantil
Luftal gotas
Hipoglós ou dermodex (eu uso dermodex, pois gruda bem menos e é bem mais fácil de limpar)
Rinosoro
água boricada
Proderm emulsão
Funchecórea (dizem que é milagroso para cólicas)
Tylenol gotas
.
Ele liberou também para furar a orelha. Mas quem disse que eu tenho coragem? Ela já tem uns brinquinhos lindos, mas eu não tenho coragem de chamar a enfermeira. A madrinha deu um brinco lindo de morrer, e está no meu pé para furar. É claro que eu vou dar para o papai segurar na hora. Não tenho coragem de ver minha filha berrar.

8 comentários:

Juliewq disse...

Acho que vou ser assim tb...eu morro de aflição de ver adulto sentindo dor imagina minha filhinha... preciso que o pai dela seja bem corajoso rsrsr = )Beijocas...otimo ter noticias suas e da Bia.
Não sabia que precisava dar banho de água filtrada no bebe não... vivendo e aprendendo né....
Espero ser uma mae cuidadosa e zelosa. Tenho medo sobre essa questao de dormir sabe... tenho medo de dormir demais e não escutar meu bebe chorando ou algo assim pq tenho o sono muito pesado. Morro de medo sobre essa perpsectiva. A Bia esta animada para o primeiro ano novo da vida dela??????

Beatriz Dias disse...

Nossa, que mamãe mais coruja!!! rsrsrs
Curta bastante, vc parece realizada!!!
Parabéns, parabéns, parabéns!!
bjs

Anônimo disse...

Dri querida
como é gostoso ver vc relatando o dia-a-dia com a bia, ela é linda, como os pais! que maravilha e que benção a vinda dela! sem contar as dicas que vc passa. Caso em 2009 e memso sem ter filhos, já copiei sua listinha que o pediatra indicou. Muito boa! Beijãoooo para os três!

Anônimo disse...

Lindo depoimento...

Relembrei momentos maravilhosos e outros angustiantes que passei com meu bebê...

A Carol chorava muito... colicas e mais colicas... somente Milicon gotas e masagem na barriguinha resolviam o "chororo"...

Já o Gabriel... que paz de criança... o único problema foi ele ter que voltar pro hospital - com 2 dias de vida - por causa da ectericia... foi um aperto só... uma dor no coração, vendo ele chorar a cada vez que tinha que fazer exame de sangue e de glicemia... ufa... isso passou, graças a Deus!

Agora só curtos emoções boas... risadas expontâneas... as primeiras palavras... os dentinhos - que dão uma febre danada e até diáreia...

Mas isso ainda "não te pertence"... rsrsrs

Aproveite cada momento junto a sua filha... isso é único... mas aproveite cada momento dela quietinha pra dormir ou recaregar as baterias, pois isso faz falta...

Beijos!

Mãe de Primeira Viagem

Vanessa e Fernando disse...

Oi Dri, que delícia hein??? Pelo que vi vc está se saindo super-bem, é uma super-mãezona! Parabéns!!! Que Deus abençoe vcs cada vez mais! Um beijo

Anônimo disse...

Cheguei de viagem e vim logo saber das novidades.
O Protovit aqui em casa é "mais facil" pq coloco na mamadeira...rs...mas como isso não faz parte da sua relação ainda, deve ser complicado dar na boca direto.
Q bom q está tudo bem com a Bia e q vcs estão se adaptando bem a ela. Mas não deixe pra furar orelha muito tarde, pq a dor é maior. Enquanto pequena ela vai sentir bem menos pq a orelinha ainda é bem molinha, viu!!! Qt mais tarde maior a dor no bb e em vc!!!
Bjs

Luciana disse...

Adriana, é verdade, já ouvi mta gente falando que é melhor furar a orelhinha o qto antes. Mas imagino que deve dar maior peninha mesmo...
Beijos e bom fds para vcs!
Luciana

Unknown disse...

Eu ia mesmo falar a orelhinha! Fure o quanto antes... dói muito menos!
Agora quanto a água filtrada, varia de acordo com o pediatra. Normalmente não é preciso em regiões com saneamento básico e sem doenças endemicas(como cólera).

Que sua bb continue calminha! ;) Bjss