terça-feira, maio 18, 2010

O PRIMEIRO "NÃO" DO VOVÔ

É muito linda a relação do meu pai com a Beatriz. Ele é absolutamente louco por ela! E ela também é alucinada por ele. Entre as poucas palavras que ela aprendeu a falar, vovô foi uma das primeiras. A coisa mais bonitinha do mundo é vê-los andar de mãos dadas dentro de casa. Comigo e o Renato, ela não faz de jeito nenhum, só na rua, mas com o vovô, ela adora.

 Sou do tipo que acredita que amor de mais nunca faz mal, mas tudo tem um lado negativo. E nesse caso esse lado é o fato do meu pai fazer rigorosamente todas as vontade da Bibi. Não, eu não estou exagerando. Quando eu digo tudo, é tudo mesmo. As vezes tenho a impressão que um dia ela vai chega para ele e dizer: "Vovô posso botar fogo na casa?"  E ele vai responder: "Espera um instante que o vovô vai pegar o fósforo". O problema é que a Beatriz, por causa da idade, está em uma fase bem manhosa, tudo é motivo de drama. Basta ouvir a palavra não (mesmo que o tom usado não seja de repreensão), que a menina chora, mas é um choro de pirraça, não verdadeiro,e ela fica chorando até ela conseguir o que ela quer. Comigo e com o Renato essa tática não funciona muito, mas com meu pai é infalível. Ele diz: "Eu não gosto de vê-la chorar". Não adianta, eu já expliquei que é um choro falso de birra, mas ele não se conforma.

Mas tudo tem uma primeira vez na vida. Na sexta passada, ela queria entrar debaixo da mesa da casa dele, mas como ela cresceu e bateria a cabeça com força na quina da mesa se fizesse, meu pai falou com o tom mais meigo do mundo: "Não, Bia. Faz isso, não. Vocês vai se machucar." Na mesma hora, Bibi abriu berreiro. Só que dessa vez foi um choro sincero, não aquele de pirraça. Quando percebi a peguei colo e ela soluçava (sem exagero) de tanto chorar e ficou assim um bom tempo. Só muito tempo depois, ela se acalmou. Dessa vez o "não", a palavra que minha filha mais odeia escutar, veio de quem ela menos esperava. Durante esse 1 ano e 5 meses, meu pai nunca tinha dito um "não" para ela. Mas logo, ela já estava toda fofa de mãozinha dada com ele. Agora, querem saber a melhor parte da história? Enquanto Beatriz soluçava no meu colo, lágrimas escorriam pelo rosto do meu pai.


~
P.S: Foto tirada na festinha de 6 meses dela.




7 comentários:

Renata Rainho disse...

deve ter sido complicado mesmo...

Sra Cy disse...

Uma das maiores brigas q tenho com minha mãe e pai é exatamente por esse o motivo.
COMO SÃO PERMISSIVOS...e isso me irrita muito, até pq eu tenho q ter os dois em uma rotina e qd sai, quem se ferra sou eu.
E na casa da vovó é assim, tudo pode...TUDO MEEESMO. Até subir na mesa, dançar em cima da mesa, colocar o pé na travessa de almoço. (ainda bem q todos ja tinha almoçado), jogar sorvete no teto...e por aí vai!!!
E qd os dois choram minha mãe sai de perto, pq sabe q eu deixo chorar e fazer a birra, mas ela e meu pai sentem muito. É uma facada no peito dos dois.
Mas como eles dizem, em casa de vô tudo pode.
EM CASA DE AVÔ - CHIQUEIRO DE NETO (essa é a placa q tem na casa deles)
Então amiga, vejo q avô é tudo igual...rs

tezukuri da Karen disse...

Meu pai sempre foi um cara broncão com as crianças e eu fico admirada como ele é diferente com a minha filha; mas querida seu pai ganhou, fiquei muito impressionada com a linda história! Deu vontade de pegar o seu pai no colo e consolar ele também!
beijos!

Vanessa disse...

Ah, Dri... tem coisa mais gostosa que vô e vó??? Tem não! E eles são assim mesmo, viu? Mudam só de endereço!
Eu não esquento muito porque quando meus filhos estão com os avós, gostam de ser mimados... e depois, não acho que eles (os avós) tenham a obrigação de educar, esse é o nosso dever como pais! Na casa da minha sogra tem até uma plaquinha que diz:

NA CASA DA VOVÓ PODE TUDO!

Não encrenco com isso não, sei que se um dos meus filhos for fazer alguma coisa que coloque em risco sua vida (como bater a cabeça na quina da mesa), os avós vão chamar a atenção sim! Eu curti demais meus avós, fui muito mimada, graças à Deus! Mas sempre soube respeitar meus pais...sinto muita saudade delas... demais mesmo!

Então, deixa a Bibi aproveitar! Pode ter certeza que ela vai ter lembranças maravilhosas com seu pai!

Beijos!

Luciana disse...

Chorei...

Leticia disse...

Ai, gente, tadinho. Mas é impressionante como avô é tudo igaul!

Bianca disse...

Agora sou eu que estou chorando aqui.
O meu sogro age da mesma forma que seu pai com os netos.
Bjs.