quinta-feira, novembro 11, 2010

PARA AS GRÁVIDAS: CRANBERRY PARA COMBATER INFECÇÃO URINÁRIA



Na revista Crescer desse mês saiu uma ótima reportagem em como o Cranberry pode ser um grande aliado no combate a infecção urinária na gravidez. Devo dizer que essa notícia não foi uma grande novidade para mim. Desde que me entendo por gente sempre tive uma enorme tendência a ter crises horríveis de cistite. Sinceramente, nem sei dizer quantas crises já tive ao longo da vida. Mas posso dizer que foram milhares sempre tratadas com antibiótico e um remédio horrível que deixa a urina azul, mas é a unica coisa que alivia a dor. No ano de 2005, entre os meses de janeiro a junho, tive nada mesnos que 5 crises! Eu não aguentava mais (só quem já passou por isso sabe a dor que é), então minha antiga ginecologista disse que iria tentar um tratatamento que estava apresentando bons resultados nos Estados Unidos: extrato de cranberry. A médica me deu uma receita e o nome da única farmácia de manipulação que fazia o remédio. Imediatamente, liguei para a farmácia e mandei fazer as capsulas. Confesso que no começo não esperava muita coisa desse tratamento. Mas o que eu tinha a perder tomando capsulas de extrato de cranberry? Mas tenho que dizer que minha vida mudou, nunca mais tive crise. O único problema é que no início nem sempre a farmácia que manipulava o remédio tinha o extrato de cranberry disponível, aí tinha que apelar para o suco (vende no Zona Sul), só que o gosto do raio do suco é intragável (pelo menos para mim), mas mesmo assim tomava um copo por dia. Mas sempre que a farmácia recebia me ligava para mandar fazer mais.

Não preciso nem contar que quando engravidei surtei. Achava que a qualquer momento teria uma crise (muito comum em gestantes) daquelas horrendas. Para me tranquilizar, meu obstetra disse que não tinha o menor problema em continuar tomando o extrato de cranberry. Mas entrei numa paronóia tão grande que qualquer coisinha que sentia achava que era um crise. Mas não tive uma crise sequer durante toda a gravidez.

Hoje em dia já é bem mais fácil encontrar o cranberry, mas ainda é bem caro aqui no Brasil. A dica que eu dou é: se você conhecer alguém que vá para os Estados Unidos, mande trazer, pois é muito mais barato e vende em qualquer farmácia.

De acordo com a matéria da Revista Crescer, realizada pela repórter Simone Tinti, a eficácia do cranberry está em uma substância que impede a adesão das bactérias na parede da bexiga

Bom, meu objetivo com esse post foi relatar a minha experiência bem sucedida com o cranberry. Mas quem quiser ter mais informações o link da reportagem é esse aqui. Não precisa nem dizer que super recomendo a leitura.

5 comentários:

Bel disse...

Sempre ouvi falar dessa utilidade do cranberry, mas nunca tinha conhecido ninguém que tivesse usado.

Carolina disse...

Dri,
Eu tb tive uma ótima experiência com o Cranberry. Assino embaixo de td o que vc falou sobre o suco. Não rola!

Sra Cy disse...

Graças a Deus eu não tive na minha gestação.
Bom saber q existe isso, pq eu sou alérgica a maioria dos antibióticos, e o unico q eu posso é intravenoso...tem base?
Com essa noticias, vou em buscar do extrato qd precisar...

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Cy,
O Cranberry é para prevenção ele não substitui o tratamento com remédios, não. Depois que a crise se instala, não tem jeito, só antibiótico e remédio para dor.

Beijos

Sra Cy disse...

Ah...então nem vou tomar isso...