sexta-feira, novembro 05, 2010

RSVP E A FALTA DE EDUCAÇÃO DAS PESSOAS

Quando recebemos um convite para um casamento a data limite para fazermos o RSVP está lá de forma bem clara. Então por qual razão a maioria das pessoas não fazem? Vamos combinar que não é algo tão complicado assim? Aí, conforme a data do casório vai se aproximando, o cerimonial é obrigado a fazer o RSVP ativo, ou seja, ligar para todos aqueles que ainda não confirmaram a presença no evento (maioria absoluta). O pior é que quando os profissionais ligam são obrigados a aguentar as mais diversas grosserias dos convidados mal educados:

-  A namorada/esposa ciumenta que solta os cachorros em cima da cerimonialista, pois acha que é alguma amante do marido;

-  O convidado que responde que não sabe da sua agenda até a data do evento e que por isso não vai confirmar a presença;

- Aquele que diz que nem conhece os noivos;

- Tem aquele que quando o cerimonial, educadamente, pergunta se a pessoa gostaria de saber aonde está a lista de presente, responde: "quer dizer que eu ainda tenho que dar presente?"

- E os engraçadinhos que passam os convites adiante para algum amigo? Não é o fim?!

É claro que existem pessoas super educadas e gentis, mas só em ter que aturar os folgados, já acho demais. Confesso que não teria a menor paciência com esse tipo de gente.

Outro ponto que as pessoas precisam entender é que convite individual é individual e acabou. Não tem essa de pedir para levar namorado da enteada, primos de 5o grau que estarão de passagem pela cidade, cachorro, papagaio, periquito, etc... qual a parte do individual as pessoas não entendem? Soube de casos de convidados que confirmaram 5 pessoas além do número de convites individuais (como assim?!). E isso não ocorre com um ou dois convidados, ocorre com vários.

O RSVP serve, acima de tudo, para os noivos se organizarem para receber seus convidados da melhor maneira possível. Através da confirmação é possível organizar a questão da buffet, bebidas, mesas, cadeira, arranjos de flores, bolo, doces, pratos, talheres, souplats, toalhas... enfim, cada pequeno detalhe. Para que tudo dê certo, é preciso saber o número de convidados. E adivinha para quem sobra se ocorrer alguma falha? Para o cerimonial, é claro.

Acho respeito fundamental com qualquer pessoa. Sempre aprendi com meus pais que temos que tratar os outros da maneira que gostaríamos de sermos tratados. Vamos ter um pouco mais de respeito pelos profissionais. Tenho vários amigos e amigas que trabalham nessa área e me contam cada história que me deixam abismada. Acho que respeito é bom e todo mundo gosta.

4 comentários:

Bel disse...

Dri,
Eu não teria paciência para aguentar a metade dessas grosserias.

Renata Rainho disse...

Eu já estive dos dois lados.

Nunca fiz ativos de casamentos, só de eventos corporativos mas tem coisas que são engraçadas:

algumas pessoas são tão importantes que por questão de segurança não respondem se vão ou não. (detalhe: o presidente da república, o silvio santos e o roberto justus respondem!) ou seja tem sempre alguém que se acha a última coca gelada do deserto. o ustus já me respondeu pessoalmente (bem por telefone mas foi ele mesmo que pegou o telefone e ligou!!!)

de casamento eu acho um porre quando ligam toda semana pra saber se tem alguma dúvida depois que vc já avisou que vai. na minha cabeça é óbvio que a pessoa tá ligando só pra saber do presente que não foi enviado.

mas tem o lado terceira idade: minha mãe não responde ao rsvp mas liga na casa do noivo que a convidou, ela tem uma teoria conspiratória que o rsvp vai anotar errado e ela não vai poder entrar na festa. ao mesmo tempo minha mãe ama receber convite com vale empada, ela se acha super importante pois foi selecionada pra ir a festa...

bjoka

Renata Rainho disse...

agora de convite extra vou contar um segredo em eventos fica muito claro que isto é regional, em eventos em santa catarina e rio grande do sul nunca ninguém pediu.

no rio o pessoal nem pede e já leva uma galera, sim normalmente mesmo estando escrito individual a pessoa chega com um grupo e nem ligou pra confirmar que ia no rsvp.

já em sampa o pessoal é discreto e pede um acompanhante por convite.

norte e nordeste eles são chantagistas: se minha tia não puder ir ninguém da minha família vai.
em evetnos de emrpesa é assim: olha se o gerente do administrativo não puder ir eu cancelo a visita de todos da empresa.

resumindo : parece que tem escola pra enlouquecer o rsvp rs

Sra Cy disse...

Nossa Dri....realmente tem cada caso q é de deixar os cabelos em pé. Nem te conto...
Pior são os q confirmam por educação, mesmos sabendo q não vão. Alowww confirmar é fazer a previsão do evento. Seja empresarial, seja casamento, seja aniversário infantil. Pagar pro convidado e jogar $$ fora é triste nos tempos q anda nossa economia.

Bjs
PARABÉNS PELO POST