sábado, fevereiro 24, 2007

Oscar

Sei que post de cinema não dá muito ibope por aqui. Mas as vesperas do Oscar, não tem como não falar. Particularmente, eu adoro essa festa cafona. Fico acordada a noite todinha vendo os vestidos das atrizes, quem está com quem, etc.. Para mim, o que menos importa é o resultado. Até mesmo porque como cinéfila e profissional do meio, nunca concordo com nenhum resultada

Este é um ano onde tudo pode acontecer, nas categorias diretor e filme. Já em ator e atriz (tanto como principal a coadjuvante), tudo já parece estar mais ou menos definidos. Parece, mas surpresas sempre ocorrem. Os quatro atores/atrizes venceram o Globo de Ouro e SAG (sindicato dos atores), prêmios importantes que os colocam como grandes favoritos. Mas desconfio que algum dos coadjuvantes terá uma surpresa desagradável. Estou achando muito estranho essa categoria está tão certa assim. Bom, vamos aos principai indicados:

MELHOR ATOR
Leonardo DiCaprio - "Diamante de sangue"Essa é a 3ª indicação do "Hollywood Pretty Boy". Em todas saiu de mão abanando. Sinceramente, acho que ele ainda precisa comer um pouco de arroz com feijão para chegar lá.

Ryan Gosling - “Half Nelson”
Peter O’Toole - “Venus”Muito legal ver Peter O'toole na lista. Apesar de não ter muita chance, a indicação já é uma bela homenagem. Essa é 8ª indicação do eterno "Lawrence da Arabia", e nunca ganhou. Mas como consolação, em 2003 recebeu um Oscar honorário pela sua carreira.

Will Smith - "Em Busca da Felicidade"Acredite quem quiser, essa é a 2ª indicação dele.

Forest Whitaker - "O Último Rei da Escócia"Esse é o grande favorito, e acredito que não perde de jeito nenhum. Sua derrota seria uma grande zebra, e deixaria todo mundo de queixo caído. É a sua 1ª indicação.


MELHOR ATOR COADJUVANTE
Alan Arkin - “Pequena Miss Sunshine”Passou anos ignorado pela a Academia desde sua última indicação em 1969. Essa é sua 3ª indicação, mas nunca ganhou. Pode ser a pedra no meio do caminho do favorito Eddie Murphy. Sua atuação como o avô doidão em "Pequena Miss Sunshine" é irretocável.

Jackie Earle Haley - “Pecados Íntimos"

Djimon Hounsou - "Diamante de Sangue"
Essa é sua 2ª indicação. A primeira foi em "In America" em 2002.

Eddie Murphy - “Dreamgirls”Tem um favoritismo enorme! Mas não consigo visualizar o Eddie Murphy com um Oscar. Pode levar a estatueta para casa, mas tem concorrentes de peso para estragar sua festa.

Mark Wahlberg - "Os Infiltrados"Todas as apostas eram que essa vaga seria de Jack Nicholson, mas o novato Mark Wahlberg passou perna em seu companheiro de elenco e levou a melhor.


MELHOR ATRIZ

Penélope Cruz - “Volver”

Só podia ser indicada mesmo por um filme em lingua espanhola, já que inglês que é bom, ainda não aprendeu a falar (e nem atuar diga-se de passagem). Sei lá, acho que precisavam de um rostinho bonito, e indicaram ela.

Judi Dench - “Notes on a Scandal”Essa é a 6ª indicação de Judi Dench. Levou uma vez pelo filme "Shakespeare Apaixonado", onde ficava apenas 10 minutos em cena.

Helen Mirren - "A Rainha"Essa não perde de jeito nenhum! Tudo o que foi dito para o Forrest Whitaker serve para ela. Seu trabalho como a Rainha Elizabeth é impressionante. Há momento que vemos a própria Rainha na nossa frente. Pelo jeito em sua 3ª indicação, finalmente levará a estatueta.

Meryl Streep - “O Diabo Veste Prada”Essa dispensa apresentações. 14 indicações!!!!!!! E 2 vitórias.

Kate Winslet - “Pecados Íntimos"Se fosse para ter alguma surpresa nessa categoria gostaria que fosse essa. Eu sou suspeita, porque sou fã incondicional do talento dessa atriz extraordinária. Essa é a sua 5ª indicação ao Oscar, e já está merecendo um há algum tempo. A Academia está em débito com Kate Winslet.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Adriana Barraza - “Babel”
Cate Blanchett - “Notes on a Scandal"Essa é sua 3ª indicação ao Oscar. Ganhou em 2005, pelo seu fraco desempenho em "O Aviador". Mas como 1999 foi injustiçada ao ser derrotada por Gwyneth Paltrow (perder para a Gwyneth Paltrow é quase humilhação), mereceu ganhar.

Abigail Breslin - "Pequena Miss Sunshine"Criança merecia uma categoria a parte. Essa garotinha conquista todo mundo com seu carisma. Pode surpreender.

Jennifer Hudson - “Dreamgirls”É a favorita na categoria. Será que Jennifer vai ganhar o Oscar em seu filme de estréia? Pode até ser. Só a título de curiosidade: Jennifer Hudson participou, mas não ganhou o "American Idol"

Rinko Kikuchi in “Babel


MELHOR DIRETOR
Alejandro González Iñárritu - "Babel"Eu não sou nada fã do trabalho desse diretor mexicano. Mas toda a população cinéfila mundial (incluindo meu noivo), idolatram o trabalho dele. Mas eu o considero chatéeeeeeeeerrimo. Como está na moda, e tem Brad Pitt como produtor do filme, levou a indicação. Só espero que não ganhe. Aliás, espero que não ganhe nunca! Como diretor, é sua primeira indicação. Mas Já concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro por "Amores Brutos".

Martin Scorsese - “Os Infiltrados”
Esse é o grande suspense do noite. Será que Martin Scorcese, finalmente terá seu talento reconhecido pela academia. Um dos maiores diretores do cinema contempôraneo, já teve 7 indicações ao prêmio, e nunca ganhou. Eu acho que já está ficando constrangedor para ele. Scorsese não precisa de prêmios, sua obra fala por si só. Eu no lugar dele nem iria mais a cerimônia do Oscar, mas como ele é muito elegante, comparece. "Os Infiltrados" é o que chamamos de um filme de encomenda. Ou seja, um produtor contratou o Scorsese para dirigir. Eu gostaria de vê-lo ganhar por um projeto próprio, mas se ganhar por esse, está ótimo! Mas no caminho dele existe um cara chamado Clint Eastwood, que há 2 ou 3 anos atrás o derrotou com "Menina de Ouro"

Clint Eastwood - "Cartas de Iwo Jima"
Esse é o grande queridinho Hollywood. Já tem 2 estatuetas em casa, e pode levar a 3ª amanhã. Eu acho difícil darem a ele um 3ª Oscar, mas ele é muito querido no meio. E temos que admitir,o homem tem talento. Uma curiosidade: apesar de de já ter vencido 2 vezes como diretor, Eastwood nunca ganhou por melhor ator.

Stephen Frears - "A Rainha"
Apesar de ser excelente diretor, é mero coadjuvante na disputa Scorsese e Eastwood.

Paul Greengrass - United 93
Esse entrou pelo sentimentalismo. O filme narra o drama vivido pelos passageiros vôo United 93 no dia 11/09/2001.


MELHOR FILME

"Babel”
Não vi o filme. Mas dizem que é a mesma fórmula de "Amores Brutos". Levou o Globo de Ouro de melhor filme dramático.

“Os Infiltrados"
Esse ano, essa categoria de melhor filme, tá tão confusa que nem dá para opinar. Pode ser que leve.

“Cartas de Iwo Jima”
Será que a academia dará o Oscar de melhor filme para um filme falado em japonês? Só esperando.

“Pequena Miss Sunshine”
Pode surpreender.

“A Rainha”
Esse eu acho mais complicado de ganhar. É um filme basicamente de atuação, Hellen Mirren brilha mais do que o filme.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sei que não vai ganhar, mas minha torcida afetiva vai ficar por "A Pequena Miss Sunshine", pode até não ser o melhor filme, mas é tão fofo.

Uma pequena divergência, eu adoooooro o Inãritu. Acho um diretor fantástico. Amei "amores Brutos" e gostei bastante "21 Gramas". Não vi "Babel", mas tenho curiosidade.

Quanto ao Scorsese, tenho grande admiração pela sua biografia, mas não quero vê-lo ganhar por um trabalho de encomenda. Aliás, não gostei nenhum pouco dos seus últimos trabalhos, como "Gangues de Nova York" e "O Aviador". Em compensação, sou capaz de assitir de joelhos "A Época da Inocência", "Touro Indomável" e "Os Bons Companheiros", esse Scorsese sim que deveria ser premiado. Não o diretor contratado, mas o autor.

Quanto ao Stephen Frears,ao fã de carteinha dele, porém não creio que "A Rainha" seja um filme para se ganhar um Oscar. Mas tenho muita admiração por seu trabalho.

Agora, o OScar é muitas vezes irônico. Cate Blanchett perdeu o Oscar de melhor atriz com aquela sua magistral interpretação de "Elizabeth", para a Gwyneth e em compensação leou o de coadjuvante em "O Aviador", aonde tem uma atuação super caricatural.

No mais, realmente vai ser bem estranho ver o Eddie Murphy levar o carequinha para casa. ENquanto isso, Alan Arkin merecia realmente por tudo que já fez no cinema e mais ainda por "A Pequena Miss Sunshine"

Anônimo disse...

Amiga,

Eu também ADOROOOOOOOOOO o Oscar! Fico acordada a noite toda vendo tudo. Gosto de ver a elegância das atrizes com vestidos chiquérrimos e jóias lindíssimas!

Beijos,
Manú

Anônimo disse...

Vc jura que o Scorsese nunca ganhou um Oscar? To boba! Tadinho. Vou torcer muito para ele. Concordo qdo vc diz que ele é maior do que td isso.

Meus favoritos são:

Jackie Earle Haley para coadjuvante
Abigail Breslin (ela é irresistivel) para coadjuvante
Forrest Whitaker para ator principal
Hellen Mirren para atriz principal
Scorsese para diretor
Pequena Miss Sunshine - melhor filme

Agora é torcer.

Anônimo disse...

Concordo com a Manu, tb amo ver o tapete vermelho!! O melhor de tudo é a ediçao da Caras que sai essa semana com varias fotos...
bjs,
Mari