quarta-feira, fevereiro 10, 2010

FRALDA DE PANO


Vi uma reportagem bem interessante na Revista Crescer sobre esse tema. O assunto vem dividindo a opinião dos pais. Quando engravidei da Bibi ouvi muito falar no ressurgimento das fraldas de pano. Minha primeira reação foi pensar: "Oi? Como assim?". Mas se pensarmos bem, bons motivos não faltam para usarmos fralda de pano (dados extraídos do site Babyslings)

  • estima-se que um bebê use, em seus dois primeiros anos de vida, mais de 5000 fraldas descartáveis

  • cada fralda descartável leva, em média, 450 anos para se decompor.

  • conta-se 5 árvores abatidas para 5.500 fraldas descartáveis

  • em média 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis

  • um bilhão de árvores são usadas por ano, para suprir a indústria de fraldas

  • no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação de papel, há liberação de dioxinas.
.
Devo confessar que nem cogitei a usar fraldas de pano na minha filha. Mas acho a discussão super válida. Na reportagem que eu falei, duas mães foram desafiadas a só usarem fraldas de ano em seus bebês durante um determinado número de dias número. Elas relataram as principais vantagens e desvantagens da experiência.
A principal vantagem foi o conforto do bebê. E além de ser mais confortável, a fralda de tecido reduz o risco de assadura.
Entre as desvantagens as mães reclamaram das mesmas coisas:
-a fralda tem que ser trocada com uma frequência bem maior, senão vaza mesmo (as duas mães confessaram que a noite usaram a descartável)
-lavar esse tipo de fralda não é tarefa simples. E sem falar quando lavada incorretamente, podem reter resíduos dos produtos de limpeza e causar alergia na pele do bebê.
Como já disse, nunca pensei em usar, mas gosto do assunto. E quanto a vocês? Usam ou já usaram nos bebês de vocês? Topariam participar de uma experiência como a proposta pela revista?

P.S: Fazendo pesquisa para esse post, fiquei encantada pelas fraldas de panos. São lindas, né?

11 comentários:

Mães de Primeira Viagem disse...

Adriana,

eu já tinha visto as fraldas de pano em um quadro do Fantástico onde um casal mostrou a saga para se criar a filha que estava para nascer em um mundo sustentavel e a opção pelas fraldas descartaveis estavam descartadas... hahaha

Adorei o post!

A Bibi ainda usa fralda?

Atenciosamnete,

Mães de Primeira Viagem

Adriana de Albuquerque Mello disse...

A Bibi tem 1 ano e dois meses. Acho que ela ainda vai usar fralda por um tempinho (ha,ha,ha).

Acho que esse quadro no Fantástico era "O Mundo de Valentina". Era ótimo!

Beijos

Flavia Bernardo disse...

Tb acho lindas as fraldas de pano, e as acho politicamente corretas. Porém, mesmo sabendo de todos os benfícios para o bebê e para o mundo não consegui aderir. O processo de lavagem de fraldas de xixi e cocô não me animaram...sem contar os vazamentos.

bjs

Renata Rainho disse...

Dri a idéia é linda mas eu não usaria com certeza.

Bianca disse...

Eu comprei fraldas de pano para o João no Canadá e estou adorando. As dele são parecidas com a verdinha da foto. Estou achando super tranquilo de lavar na máquina, mas tenho empregada, o que facilita as coisas...À noite ainda uso descartável porque realmente só dá pra deixar no máximo 4-5 horas. Mas ainda quero tentar colocando um recheio duplo. Um inconveniente que vc não falou é que eu acho que elas esquentam mais do que as descartáveis. Então nesse calor eu deixo ele sempre no ar condicionado.

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Flavia e Rê - Meu pensamento é igual o de vocês.

Bianca - Legal ter o depoimento de quem usa. Eu acho linda! Mas não tive coragem. To pensando em fazer um teste só por experiência mesmo. Engraçado esse negócio de esquentar, pois a impressão que dá é justamente ao contrário.

Beijos!

Carolina disse...

Meus sinceros parabéns para mães que usam a fralda de pano, mas eu não conseguiria.

Natalia R. disse...

Adriana,

Leio seu blog a muito tempo, mas nunca comentei. Hj não resiti. Olha só, quando meu filho nasceu, eu tentei usar as fraldas de pano, mas não consegui. A troca deve ser com muita frequência (beem maior do que as descartáveis). Lavar é um capítulo a parte, bem chatinho. Meu filho teve assaduras horríveis, provavelmente por algo que fiz errado. Para mim, não funcionou.

Bjs

Camila França disse...

Eu tba não usei, apesar de ser bem simpática a idéia. Minha prima usou e deu certo. Mas creio que para meu ritmo de vida não ia dar certo.

Nani Borba disse...

nas minhas duas filhas usei muita fralda de pano, descartavel msm só logo apos o banho e pra durmir, ou qndo vamos sair e nõa da pra fik trocando toda hora...além de mais economico é mais confortavel pra eles...
imagina se agente tivesse que fik de absorvente o tempo todo!!

Bel disse...

Definitivamente, eu não nasci para isso.